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A CULTURA COLABORATIVA ATRAVÉS DO iMEIOS

CEAT - iMeios

O Programa iMEIOS cultura colaborativa permite o acesso, autoria, compartilhamento, recombinação de recursos educacionais, atividades de avaliação com correção automática e geração de relatórios de desempenho e dificuldades, orientando o processo educacional individual ou coletivo. Contando com soluções educacionais com suporte da equipe de pesquisadores CEAT e de Universidades parceiras, o sistema possui diversos módulos que podem ser implementados de forma gradual de maneira a atender demandas especificas das redes de ensino, sendo que módulo de entrada é o programa de autoria e compartilhamento de conteúdo.

Funções e soluções que o programa iMEIOS disponibiliza para o município:

– Ambiente virtual colaborativo, todos os professores ano/série trabalham em conjunto na criação das aulas;
– O docente disponibiliza menos tempo na elaboração das aulas, pois se beneficia do trabalho em grupo; isso diminui substancialmente a carga de trabalho docente;- O gestor (secretário, coordenador, diretor) possui acesso em tempo real ao que está sendo ministrado em cada sala de aula;- Memória e posse permanente do material: caso um docente se afaste da rede de ensino todos os trabalhos e aulas ministradas por ele permanecem ativos e disponíveis no sistema quando da utilização do iMEIOSpois o sistema torna-se propriedade da cidade. Dessa forma tudo o que for conservado em seu acervo será de posse permanente do município.  O iMEIOS é um dos poucos sistemas que atende recomendação do Ministério Público para que todo o projeto educacional deixe uma herança positiva e um legado para cidade.
– O resultado coletivo na criação das aulas ampliando a integração de equipes;
– Personalização de conteúdo com identificação local: as aulas são moldadas e disponibilizadas para a rede na realidade e contextualização do município. Estuda-se meio ambiente, por exemplo, falando dos rios, fauna e flora da própria cidade;
– A formação para o uso das tecnologias de criação de conteúdos fará com que o docente da rede se aproprie de ferramentas e conhecimentos que o farão dialogar com os alunos em sua própria linguagem: criação de vídeos, memes, infográficos etc.
Avaliação personalizada, gerando relatórios por sala e por aluno, com gráfico de aproveitamento para propor ações de reforço escolar via iMEIOS;
– Interface com programas de diagramação e ilustração para transformar textos em apresentações em material gráfico (apostilas).